domingo, 21 de abril de 2013

PIBID na Educação Física


PIBID NA EDUCAÇÃO FÍSICA


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação conjunta do MEC/CAPES que oferece bolsas para discentes de cursos de licenciaturas, para que estes tenham experiências pedagógicas em escolas públicas do ensino básico, contribuindo, assim, na sua formação e na melhoria da qualidade de ensino dessas escolas.

O subprojeto de Educação Física PIBID/FURB tem como coordenadora a Profª Ms. Patrícia Neto Fontes e no município de Blumenau - SC está ocorrendo em duas escolas da rede estadual de ensino e uma escola da rede municipal de ensino. Contempla também uma escola do município de Gaspar SC da rede municipal de ensino.

Este subprojeto tem como objetivo desenvolver uma metodologia de ensino-pesquisa, que possa contribuir para uma Educação Física Escolar, que seja tanto ação pedagógica quanto produção teórica, a partir das diferentes abordagens pedagógicas da Educação Física Escolar. Ação pedagógica crítica, possibilitando aos licenciandos do curso de Educação Física uma intervenção no cotidiano escolar tendo por base o tripé: Ação Reflexão crítica Nova ação.

Produção teórica ou investigativa, favorecendo aos licenciandos o exercício da pesquisa participante, para conjuntamente aos demais educadores da escola, refletir, formar e reformular sua própria prática educativa e a prática da escola. Desta forma, almeja-se a formação do professor pesquisador, pois a pesquisa é um componente  indispensável ao trabalho docente.

Este se desenvolve através de oficinas que tematizem as práticas da cultura corporal (esporte, dança, jogos, ginástica, lutas e expressões artístico-culturais), como alternativas de ensino complementar e diferenciado. As oficinas acontecem de forma sistemática durante todo o ano letivo (oficinas laboratório) no início do Projeto no contra turno escolar e atualmente no próprio turno.

Na E. E. B Victor Hering o subprojeto vem sendo realizado desde setembro de 2011, através de uma equipe de 05 (cinco) bolsistas acadêmicos e 01 (um) bolsista supervisor prof. Ms. Ruy Fernando Marques Dornelles. Os bolsistas se inseriram e vivenciaram a realidade escolar a partir de algumas ações: orientações e formação aos alunos bolsistas, elaboração de estratégias para a inserção no cotidiano escolar, divulgação do projeto na comunidade escolar, realização das oficinas.

Após o início das oficinas, na busca em atender os anseios das crianças participantes do projeto por jogos, esportes e brincadeiras, coube aos bolsistas, articulá-los pedagogicamente criando um ambiente rico em aprendizagem e participação. A experiência vem demonstrando ser possível através de intervenções, articular os interesses das crianças na construção das aulas. O foco das aulas tem sido proporcionar a participação efetiva das crianças com idéias e sugestões, numa tentativa de contribuir com algo mais do que somente desenvolvimento motor e físico, mas incluindo também valores de formação humana que são diretamente ligados ao viver e conviver com o outro e em sociedade.

Não deveria ser surpresa a criatividade e percepção das crianças quando incluídas no processo de elaboração/construção de circuitos, jogos, regras de atividades e brincadeiras propostas pelos bolsistas ou por elas mesmas. Percebe-se uma vontade constante das crianças em dar idéias e sugestões para as aulas (de ter vez e voz),assim estas foram acrescentadas aos conteúdos, o que levou ao alcance de objetivos maiores que os inicialmente almejados.

A experiência vivida nos meses de setembro a dezembro de 2011 levou o grupo e bolsistas a buscarem na literatura da Educação Física suporte teórico para a elaboração da proposta do PIBID/FURB/EDUCAÇÃO FÍSICA para o ano de 2012 e 2013.

Neste sentido, o grupo decidiu utilizar a metodologia de ensino na concepção de aulas abertas, pautada na obra Concepções abertas no Ensino da Educação Física, dos autores Hildebrandt e Laging (1986).

As concepções de ensino são abertas, quando os alunos participam das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e âmbitos de transmissão ou dentro deste complexo de decisão. O grau de abertura depende do grau de possibilidade de co-decisão. As possibilidades de decisão dos alunos são determinadas cada vez mais pela decisão prévia do professor (HILDEBRANDT; LAGING, 1986, p.15).

Nessa perspectiva, de acordo com os autores, os alunos participam efetivamente da construção do processo ensino-aprendizagem, o professor participa como mediador entre eles e o conhecimento, visando à resolução de problemas, baseando-se nas experiências anteriores trazidas por eles, tendo como características a não-diretividade. O planejamento e a execução do ensino são vistos como uma tarefa de todos. Isso permite que o processo de ensino-aprendizagem não seja na direção do professor ao aluno, mas também entre os alunos, deles para o professor. Sendo assim, essa concepção prioriza a formação de indivíduo crítico e autônomo, capaz de tomar decisões conforme sua necessidade e desejo.



Usando a Imaginação...


Atividade Criando Jogos


Dialogando sobre as atividades

Espaço da execução das atividades

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